O tempo passa e os construtos em nossas mentes começam a se degradar tornando o processo de resgatar cada memória muito mais complexo e difícil, entramos em um labirinto a procura das portas corretas onde estão armazenadas nossas histórias. Com o chegar da velhice, você deve se fazer uma única pergunta: Por qual porta devo entrar?
Três elementos fazem com que nos lembremos melhor dos acontecimentos de nossas vidas: a emoção sentida, o lugar do evento e as histórias que contamos a respeito daquele momento.
As emoções são processadas pela amígdala, uma região próxima ao Hipocampo do nosso cérebro, e esse processo torna a memória registrada mais vívida. Alguns estudos também mostram que de alguma forma os lugares cumprem um papel muito importante para a memória e tornam aquela lembrança mais fácil de ser acessada por nós conforme o tempo passa. Alguns cientistas até dizem que podem haver células específicas responsáveis por armazenar lugares e o tempo. Contudo, prestamos mais atenção a uma informação quando ela vem no formato de uma narrativa. O "segredo" é associar esta nova informação com o conhecimento e estruturas que já existem em nossas mentes.
Queridos autores e autoras, a Bilbbo lhe dá boas vindas à nossa mais nova Abreviada, Entre portas e Histórias. Esperamos que dessa vez você tenha a chave correta para atravessar esta porta e nos encaminhar o seu conto. Para começar, vamos às diretrizes desta Abreviada.
Entre portas e histórias é uma Abreviada que tem como premissa o envelhecimento, a degradação do ser humano e o esquecimento. Por mais que tenhamos uma camada de fantasia para esta publicação, o grande desafio é apresentar um conto sobre como as histórias se formam em nossas mentes e como elas, com o tempo, se vão. Para isso trabalharemos a analogia entre portas e chaves com as sinapses que ocorrem em nosso cérebro ao tentarmos lembrar de algum acontecimento. Além disso, temos outras regrinhas importantes:
Dica: Preparamos um prólogo que apresenta a dinâmica dos contos que estamos procurando, pode ser um ótimo ponto de partida!
Preparado(a) para encaminhar o seu conto?
Entre na comunidade da Bilbbo para interagir com os criadores de mundos e contar histórias épicas.