Thomaz Pompeu Lopes Ferreira

A trajetória e vida de Thomaz Lopes

Autores
July 3, 2021
Começou, agora termina queride!
foto autor Thomaz Lopez
foto autor Thomaz Lopez

Thomaz Pompeu Lopes Ferreira nasceu em Fortaleza, a 16 de novembro de 1879. Conhecido e aclamado por ser o autor da letra do Hino do Ceará, fui advogado, jornalista, poeta e, além de escritor, um diplomata brasileiro.

Era filho de João Lopes Ferreira Filho e de Maria de Sousa Lopes. Thomaz ingressou primeiramente numa universidade de Medicina, porém, rapidamente a abandonou para cursar direito, na Faculdade Livre de Ciências Sociais e Jurídicas, diplomando-se em 1903.

Inspirando-se na carreira política de seu pai, que chegou a ser presidente da Câmara dos Deputados do Brasil no período de agosto de 1892 a maio de 1894, Thomaz iniciou sua trajetória como diplomata, sendo nomeado 2° Secretário da Legação Brasileira em Madrid, partido para a Espanha em 1905. Dois anos depois, regressou ao país e trabalhou no gabinete do Ministro do Exterior da época, Barão do Rio Branco.

No ano seguinte, em 1908, tornou-se secretário da Legação em Montevidéu, Uruguai, e ocupou o cargo até o ano de 1909.

Mas, mesmo em suas funções políticas, Thomaz Lopes nunca deixou de lado sua paixão pela escrita, e continuou como colunista de jornais da época no Rio de Janiero, como Correio da Manhã, Gazeta de Notícias e O Paiz.

Em meio às suas atribuições, igualmente encontrou tempo para a produção de suas obras literárias, tanto poemas e contos curtos, os quais publicava em periódicos, jornais e, eventualmente, reunia em coletâneas, como também em originais mais extensos, romances e crônicas, muitas das quais retratando histórias temáticas ambientadas nos países onde morou a trabalho — narrativas estas que possuíam a roupagem de verdadeiros estudos dos costumes de cada nação.

No cargo de secretário da legação em Paris, França, depois de haver feito residência em Haya, na Holanda, e Bruxalas, na Bélgica, no ano de 1912, Thomaz é diagnosticado com tuberculose, doença para a qual parta para tratamento em Davos, na Suíça, e a qual vem causar sua morte, em 15 de julho de 1913.

Sobre o Viralume

O Viralume é a frente de conteúdo sobre o mercado literário independente da Bilbbo. Aqui você viaja entre dimensões sem precisar de uma arma de portais.