Nathaniel Hawthorne

A trajetória e vida de Nathaniel Hawthorne

Autores
June 6, 2021
Começou, agora termina queride!

Nathaniel Hawthorne foi um norte-americano nascido em Salem, Massachusetts, em 4 de julho de 1804, famoso como romancista e por ser um dos maiores contistas de seu tempo. Vindo de uma família notoriamente puritana, sendo ele próprio o bisneto de um dos juízes responsáveis pelos julgamentos às bruxas de Salem, Hawthorne frequentou a universidade de Bowdoin, no Maine, e lá firmou amizades em ambos os setores que mais tarde veio dedicar-se em sua vida: na política e na literatura.

Após concluir os estudos e decidir que seria escritor, Hawthorne publicou diversos contos e escritos seus através do jornal e em periódicos da época, como na Atlantic Montly — uma revista fundada no estado de Massachusetts —, reunindo boa parte de suas obras, mais tarde, num compêndio lançado em 1837 sob o nome “Twice-Told Tales”, traduzido como “Histórias Narradas Duas Vezes”.

Em 1842, Hawthorne se casou, e deste matrimônio vieram três filhos, um dos quais, Julian Hawthorne, decidiria seguir os passos do pai iniciando também uma carreira literária.

Os primeiros anos de casado de Hawthorne foram marcados por atribuição a cargos públicos e publicações literárias, estando entre as primeiras destas seu livro “Mosses from an Old Manse” (Musgos de um Velho Solar), e, mais adiante, “The Scarlet Letter” (A Letra Escarlate), esta última obra tendo sua primeira edição esgotada em menos de um mês e havendo sido um grande sucesso.

Suas obras geralmente possuem contextos ficcionais, e em sua maioria se passam em seu próprio tempo, abordando reflexões morais, algumas vezes sob um ponto de vista religioso, sendo o próprio autor um fervoroso cristão. Nelas, é relativamente comum encontrarmos críticas sociais, que criam uma inevitável conexão ao lado ligado à política de Nathaniel Hawthorne. Em algumas, ele explorou o estilo gótico, fazendo uso de elementos sobrenaturais e de certa forma obscuros.

Depois de abandonar seu terceiro cargo político, como cônsul norte-americano em Liverpool, Inglaterra, Hawthorne publicou sua obra “The Marble Faun” (O Fauno de Mármore), e então se sucedeu um período de trabalhos incompletos, devido seus problemas de saúde e seu crescente ceticismo em relação às mudanças no mercado editorial da época.

Em 19 de maio de 1864, com 59 anos (mesma idade atingida por John Bunyan, autor o qual Hawthorne apreciava grandemente), Nathaniel Hawthorne falece em Plymouth, deixando um legado cultural que inspirou diversas criações intelectuais nas gerações que se seguiram.

Sobre o Viralume

O Viralume é a frente de conteúdo sobre o mercado literário independente da Bilbbo. Aqui você viaja entre dimensões sem precisar de uma arma de portais.