É verdade que ser autor não é tarefa fácil. Nem todos são capazes de contar estórias incríveis que se conectam com seus leitores e os fazem querer morar pra sempre naquele universo criado. Mesmo aqueles que possuem tais habilidades com as palavras se desdobram um bocado, recebendo vários nãos, para que sua obra chegue às mãos de alguns poucos.

Por outro lado, selecionar uma obra com potencial para possivelmente alcançar um público, não é tarefa simples de ser executada.

E se este original que estou rejeitando se tornar um best-seller algum dia?

O processo de escolha, seja do autor ao selecionar uma editora, ou da editora que procura por novos talentos com as habilidades e perfil necessários para conquistar uma geração, exige a análise de uma série de variáveis e que por vezes não são óbvias.

Em tempos digitais é válido mencionar que a obra não compete apenas com outros livros da mesma categoria. O livro de ficção é entretenimento e neste universo existem gigantes como Netflix, Spotify e Free Fire. Além disso, neste mundo digital o tempo parece não respeitar nossos relógios de pulso, tudo acontece muito mais rápido e as novas tecnologias e metodologias logo se tornam obsoletas.

Então como fazer para publicar hoje uma obra capaz de vencer o tempo?

Bom, não existe uma fórmula mágica para escrever seu best-seller da noite para o dia, desculpe decepcioná-lo(a). Mesmo assim é possível propor algumas soluções.

Durante meses estudamos a forma como o mercado livreiro funciona, seus mecanismos e gatilhos. Vários agentes envolvidos para levar o livro à livraria, no entanto, o leitor, quem irá adquirir o livro, não está mais lá. Uma engrenagem que foi retirada fez todo o relógio parar de dar as horas e o tique taque deixou de soar.

Desde sempre buscamos meios de inserir a literatura de volta no cotidiano das pessoas, mas para isso nossas obras precisaram se adaptar a esta nova realidade 'streamada' e a um novo comportamento de leitura digital.

Publicações em Série

As Publicações em Série Bilbbo nascem a partir de um conceito bem conhecido no mundo das startups, o Mínimo Produto Viável ou MVP. Sendo bem sucinto, um MVP é a menor fração do seu produto, no caso o livro, capaz de entregar o valor que a sua versão 'normal' entrega. Um produto mínimo existe para validação de hipóteses. Trazendo isto para o nosso universo literário, temos a validação de personagens, ambientações, combinação de gêneros ou mesmo a prática da escrita de algum gênero com o qual você não esteja acostumado(a). Em "Comece a escrever" falei um pouco mais sobre este assunto.

Publicações em Série-MAA.jpg

Os Mini Contos, as Abreviadas e as Antologias Originais Bilbbo compõem nossas Publicações em Série e cada um destes formatos de publicação possui um papel bem definido e específico para que o processo de publicação seja rápido, qualificado e acompanhe a velocidade das mudanças, chegando onde este 'novo' leitor realmente está.

Os Mini Contos

De pequenos, estas historietas não possuem nada. Nos últimos meses notamos a capacidade que os Mini Contos tem de engajar um leitor e provocar nele sentimentos inesperados. Se tornaram um vício para o autor, afinal, são curtos e rápidos de serem produzidos dando retorno satisfatório rapidamente. Mas não se engane, só porque são pequenos não significa que sejam bobos ou fáceis de serem escritos.

Os Mini Conto são pequenas publicações para quem está começando ou quer começar sua jornada como autor(a), além de ser uma ótima ferramenta para quem quer testar a reação do seu público leitor em relação à uma nova proposta.

Saiba mais →

As Abreviadas

São em minha nada humilde opinião, uma das melhores formas de publicação Bilbbo pois unem dois mundos: a velocidade dos Mini Contos e a densidade das Antologias Originais. Abreviadas cumprem este grande papel em dar aos autores publicações rápidas, sem deixar de lado a qualidade do conteúdo, e auxílio na construção de sua base de fãs leitores. Em breve trarei um novo post falado especificamente sobre este novo formato.

As Abreviadas terão seu início em Março de 2020, portanto, não é má ideia nos acompanhar nas redes sociais para ficar sabendo quando elas iniciarem.

Saiba mais →

As Antologias Originais

Elas nos acompanham desde o primeiro suspiro da Bilbbo, e que suspiro foi aquele. Viagens pelo desconhecido, a primeira Antologia Original organizada por nós com a proposta de explorar os medos mais profundos do ser humano. De lá para cá passamos por vilarejos mágicos, circos amaldiçoados, uma cidadezinha para a qual não se pode retornar, inúmeras realidades paralelas e lemos sobre as catástrofes que desolam o mundo.

Antologias proporcionam a nós e aos autores o conhecimento sobre realidades que antes estavam escondidas em nossas mentes e que agora são publicadas por nós neste multiverso digital que você segura em suas mãos.

As Antologias Originais Bilbbo são publicações densas capazes de conectar o autor com seu público, dando a ele o peso e a glória de ser publicado oficialmente. Com as Antologias Originais Bilbbo a distância em relação à conclusão do seu original se torna muito menor.

Saiba mais →

Nossas Publicações em Série são projetadas e adaptadas justamente para este mercado digital de constante alteração e incertezas. Trabalhar com algum destes formatos de publicação e/ou navegar entre eles dá aos autores a possibilidade de construírem seu público enquanto criam seu original. Além disso, o risco de publicar um Mini Conto ou mesmo um Conto é muito do que publicar uma grande tiragem de um romance, ainda mais quando esta publicação é escalável, por ser digital, e com o custo menor.

Aos leitores deixo um pequeno parágrafo.

Certamente, para vocês que estão sem tempo para ler, Mini Contos, Abreviadas e Antologias Originais Bilbbo são as pequenas doses de literatura que queremos ler todos os dias. Não importando o local, se no conforto do sofá de casa ou no aperto de um metrô lotado, as Publicações em Série Bilbbo sempre se adaptam aos seu contexto.

Não querendo ser mais do que somos, existimos para conectar as pessoas através destas histórias.