Não aprendi a dizer adeus

Desapegar de um livro/saga/história querida é uma coisa complicada para qualquer pessoa que mergulhou e se apegou ao seu universo e personagens.

Leitura
March 5, 2021
Começou, agora termina queride!

Todos nós, leitores, já passamos por isso. Você paquera aquele livro na estante, seja da biblioteca, da livraria ou da loja on line, apreciou a capa, procurou resenhas, pesquisou sobre o autor. Nos apaixonamos, compramos o nosso item de desejo e o consumimos sem dó. Devoramos cada uma de suas páginas, ansiando por mais... Até que o livro chega ao fim.

E ai chega a tão temida Depressão pós leitura. Se você está rindo após ler isso (seu desalmado), você com certeza ainda não encontrou o livro certo. Ainda não se deixou cativar por uma boa e poderosa história. Apenas leu, não mergulhou de corpo e alma no enredo gravado em papel (ou em um e-reader ou aparelho de sua preferência, afinal, estamos na era digital).

picture by @jessicalfadel

Quando uma história acaba, uma sensação de vazio nos toma e passamos por todas as fases de luto. Sim, T-O-D-A-S! Acredite ou não, vou te provar a seguir:

  1. Negação: O livro chega ao seu final e você simplesmente finge que nada aconteceu, que está tudo bem, mesmo chorando por dentro e não se conformando que o livro acabou;
  1. Revolta: Você então se revolta com o autor, com o personagem principal, com a editora, com o mundo. Como o autor pôde acabar com a obra desse jeito? Ele com toda certeza tinha mais material para escrever. O personagem principal tinha tantos caminhos para tomar, porque seguir aquele? E assim você segue se revoltando com todos os acontecimentos e seus respectivos envolvidos;
  1. Barganha: Você faria qualquer coisa para poder ler mais um pouco, só mais uma frase, só mais um parágrafo, só mais uma história naquele universo;
  1. Depressão: A fase mais temida e que chegará para todos. É quando você se toma conta de que a leitura acabou e que, por mais que você leia o livro novamente, não será a mesma coisa. Você não tem mais nada de novo daquele universo para visitar, acabou;
  2. Aceitação: Você passa a aceitar que terminou a obra, e que aquele livro era incrível. Lembra-se dele com carinho e torce para que o autor, em algum momento, visite aqueles personagens em futuras obras;

picture by @anniespratt

Já passou por tudo isso, não é mesmo? Todo leitor, em algum momento, se apaixona e se identifica perdidamente com uma (ou mais) obras. Todos nós sofremos quando elas terminam e esperamos por adaptações ou spin offs para nos preencher. Muitas vezes consumimos fanfics de determinada obra para suprir essa necessidade.

E sempre é uma alegria muito grande quando aquela sua obra favorita é adaptada (de forma coerente, conforme comentamos neste post) e você pode revisitar tudo aquilo que você um dia viveu entre as páginas de um livro.

E quando as adaptações chegam ao fim? Só nos resta rezar para que mais e mais coisas sobre a obra que você ama seja produzido.

Mas enquanto isso, porque não se apaixonar pelas obras de outros escritores? Na Bilbbo você acompanha contos dentro de uma temática e pode se apaixonar por esses mini universos e seus autores. Ainda não tem sua conta? Clique aqui e garanta o seu acesso a nossa plataforma versão beta.

Sobre o Viralume

O Viralume é a frente de conteúdo sobre o mercado literário independente da Bilbbo. Aqui você viaja entre dimensões sem precisar de uma arma de portais.