2019 foi um grande ano para a Bilbbo. Foram 10 antologias organizadas durante o ano, mais de 80 contos escritos por pessoas incríveis espalhadas por todo o Brasil aprovados para serem publicados em nossa plataforma digital. Mais de 40 autores e autoras que participaram, publicaram e sonharam junto conosco. Fica evidente que foi um ano de muitas histórias contadas, aprendizados e apostas novas, dentre elas o nosso querido podcast, Viralume.

O Viralume nasceu com a proposta de ser um espaço para que os autores e autoras, juntamente coma Bilbbo, falassem sobre assuntos relacionados à literatura e cultura pop. Lançamos 20 incríveis episódios com a presença de pessoas igualmente incríveis, como Eduardo Spohr, Oscar Nestarez, Diário Macabro, Primeiro Contato e Colônia Cratera.

Desde o começo, fizemos com muito carinho cada episódio e recebemos de volta o carinho de todos os ouvintes que, episódio após episódio, continuam ouvindo as muitas conversas tidas por nós.

Mas como não gostamos de ficar acomodados, é claro que em 2020, faremos coisas novas e mais ousadas para os nossos queridos leitores, autores e parceiros, começando pelo Viralume.

Enxergamos a necessidade de segmentar ainda mais o Viralume e, por isso, ele se torna ainda mais focado no mercado literário independente. Para você que nos ouve desde sempre, a segunda temporada do Viralume, quinzenalmente, terá a presença de incríveis autores publicados pela Bilbbo, além de convidados especiais, para descobrirmos juntos as histórias destes Contadores de Estórias. Que situações inusitadas passaram e passam diariamente para que suas obras cheguem ao seu público leitor? Como conseguem escrever histórias incríveis? O que comem e onde dormem, se é que o fazem? E você poderá acompanhar esta incrível jornada em 2020 junto conosco nos principais agregadores (Spotify, iTunes, Google Podcasts, Apple Podcasts e Castbox). Portanto, senta que lá vem a história.

E como somos ousados e gostamos de nos desafiar, o Viralume terá uma nova vertente focada em notícias sobre o mercado literário independente. Segundo o SNEL cerca de 46.828 livros foram publicados em 2018, destes, mais de 22% foram publicados por autores independentes, isso é publicação pra carambola! Por isso, queremos falar sobre o que acontece nesse mercado tão incrível e que tem crescido ao longo dos anos no mundo inteiro e, no Brasil, já está dando as suas caras.

Se você é um autor ou autora, ou mesmo um profissional do mercado literário, não deixe de acompanhar o Lanterneiro, o podcast semanal da Bilbbo com notícias sobre o mercado literário independente. Ouça o primeiro episódio, explore o desconhecido e descubra o inimaginável.

Ouça ao primeiro episódio

E se você quiser anunciar o seu conteúdo no Lanterneiro, nos mande um e-mail em viralume@bilbbo.com, oras.