Como construir o hábito de leitura

Estamos em maio de 2021 e você conseguiu maratonar 12 séries, passou horas jogando League of Legends e os livros programados para a meta de leitura do ano nem foram tocados.

Leitura
May 17, 2021
Começou, agora termina queride!

Em tempos de socialização digital, acesso ilimitado a todo tipo de conteúdo de inúmeros formatos e um alto nível de ansiedade por conta do momento que estamos vivendo, encontrar uma boa leitura é sim uma ótima fuga do mundo real. Se você é essa pessoa, talvez esse post não seja o ideal para você, no entanto, se você, assim como eu, sempre teve dificuldade em encontrar na leitura um momento prazeroso de descanso, talvez essas dicas possam te ajudar a construir esse hábito.

Sabemos que a leitura tem inúmeros benefícios, desde ajudar com a criatividade, empatia e concentração, mas vamos deixar isso um pouco de lado e nos concentrar no motivo de você estar querendo construir esse hábito.

A construção de um hábito depende de três fatores: um gatilho, uma rotina e uma recompensa. Um gatilho pode ser um momento de ansiedade, um momento de ociosidade ou a vontade de assistir uma série, por exemplo. Já uma rotina nada mais é do que o ato de ler. E uma recompensa é aquilo que você recebe após realizar a leitura, seja ela física ou emocional.

Conhecer esses elementos pode te auxiliar na construção do hábito de leitura, mas concordo que falar assim parece simples e pouco prático, por isso eu quero colocar a minha experiência de como eu passei de alguém que tinha muita relutância para ler para alguém que lê por prazer.

1. Comece com menos, não se deixe levar pelo status de leitor

No começo sempre queremos nos impor uma meta de 20 leituras anuais por achar que ler muito é sinônimo de ser um bom leitor. O problema disso é que ao falhar uma única vez, tendemos a abandonar o objetivo e deixamos de ter a disciplina necessária para a construção desse hábito.

A primeira coisa que eu fiz foi me desapegar desse estereótipo de leitor para entender, nos detalhes, o que me motiva a ler.

Percebi que eu não tinha paciência para ler textos muito extensos, pois queria logo saber o que aconteceria com os personagens e como a história acabaria. Achei em crônicas, contos e poemas, uma leitura mais "adequada" para iniciar.

2. Facilite o acesso à leitura no seu dia a dia

Sou o tipo de pessoa que adora tecnologia e se sente muito a vontade com o ambiente digital, mas sempre quando o assunto era leitura, ter o livro físico em mãos parecia ser essencial para eu poder me apresentar como leitor. No entanto, notei que, em tempos digitais, eu poderia adequar o livro à minha realidade virtual ao invés de eu me adequar à realidade física do livro. Isso facilitou demais o acesso às minhas leituras no momento em que eu quisesse.

Eu recorri à leitura pelo celular, mas você poderia optar por sempre ter um livro na mochila ou manter um livro na cabeceira da cama. Uma amiga minha, por exemplo, sempre tem um livro no carro e outro no trabalho, assim ela consegue aproveitar algum momento para ler.

Em suma, separe um momento e um local para a leitura, seja pragmático com isso. Hábitos normalmente são construídos com a repetição constante de uma ação e facilitá-la é a melhor maneira de fazer com ela seja parte do seu dia a dia.

3. Leia o que te interessa

Você não precisa ler todos os clássicos para ser um leitor e lê-los não te faz alguém superior. Sei que falar isso é um clichê, mas ainda é uma realidade. A verdade é que os clássicos da literatura nacional e internacional nos mostram como era uma sociedade antes da nossa em muitos aspectos, apresentam autores que tiveram e ainda tem um grande impacto na história da literatura. São referências para muitos autores contemporâneos e em alguns casos até traduzem bem o nosso presente como é o caso de 1984 de George Orwell.

No final das contas, se seu objetivo não é acadêmico, a leitura deveria se comportar, também, como entretenimento e te oferecer um tempo prazeroso de imaginação. Portanto, se você adora ler uma fanfic ou um romance daqueles bem doces, ninguém deveria te julgar por isso e te considerar menos leitor, muito menos você.

4. Encontre um grupo de pessoas para ler com você

Acredite, leitores são pessoas com um parafuso a menos, ao ponto de se apaixonarem por personagens, cheirarem livros e arrumarem briga só pelo fato de você dobrar a pontinha de uma das folhas do livro. E nem pense em pedir um livro emprestado e nunca devolver, esse leitor nunca vai te perdoar!

Tirando isso, adoramos falar sobre o que acontece com os personagens e imaginar o que poderia acontecer com eles ao longo da trama. Temos a tendência de sermos imaginativos demais e compartilhar dessas ideias sempre constrói grandes amizades – às vezes termina algumas também – além de provocar um incentivo mutuo de continuar uma leitura.

Eu não cheguei a entrar em um clube do livro ou algo do tipo, mas encontrei pessoas que gostam de ler e me cercar delas foi algo que me incentivou a adquirir o hábito.

5. Monte um cronograma de leitura

Essa última dica eu acabei encontrando durante a minha busca pela construção do hábito de leitura, não foi algo que eu coloquei em prática literalmente, mas concordo que a disciplina é essencial.

Naturalmente eu gosto de planejar as coisas e seguir com o plano e para mim não foi algo tão assustador de pôr em prática, mas no começo da criação do hábito você vai precisar se esforçar e fazer essas leituras de maneira mais intencional, será necessário definir uma rotina de leitura. Com o tempo, algo que era forçado, passa a ser muito natural.

Minha conclusão é que não existe uma receita de bolo para se construir o hábito de leitura. Todos esses pontos funcionaram para mim e continuam sendo práticas que eu utilizo diariamente, no entanto, pode ser que isso não funcione para você. Se este for o seu caso, não desista, apenas mude a forma como você está tentando construir seu hábito de leitura.

Sobre o Viralume

O Viralume é a frente de conteúdo sobre o mercado literário independente da Bilbbo. Aqui você viaja entre dimensões sem precisar de uma arma de portais.